Prefácio

A escola pública e a escolaridade obrigatória foram, sem dúvida, das melhores ''invenções'' da modernidade. Exige-se hoje que a escola seja para todos, na prática e não apenas no papel. Os alunos com necessidades educativas especiais, com espectro de autismo, não podem ser discriminados, distinguidos, têm que ter uma diferenciação positiva entre todos os outros.
Relativamente a esta problemática ainda há muito por esclarecer. O nosso objectivo com este projecto é tentar dilucidar o tema e se possível contribuir para esclarecer esta temática duma forma responsável e credível.
Ao elaborar todo este trabalho pretendemos que ele se constitua como um espaço de reflexão e de crítica sobre uma problemática que para muitos permanece obscura. Queremos contribuir para uma escola inclusiva onde a supremacia da diferença encontre voz.
Por tudo isto, conscientes do que vamos fazer continuamos a apostar no nosso esforço.

Ass: João Alves; Marlene Valpaços; Sónia Kilçik.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Terapias para o Autismo


Actualmente existem várias correntes terapêuticas que podem ser usadas isoladas ou conjuntamente. Todas têm críticos e defensores.

Um método pode ser muito útil para uma criança e inócuo para outra. Cabe aos pais decidirem que linha adoptar e por quanto tempo, já que também é possível que um método chegue até determinado ponto e estacione. O importante é não parar de tentar, de pesquisar e de lutar. Para facilitar, aqui vão alguns dos mais conhecidos:


Quelação (no Brasil Medicina Ortomolecular)

Partindo do princípio de que algumas crianças são mais sensíveis aos agentes tóxicos que outras, em especial ao mercúrio, muito usado em vacinas como a Tríplice que usa o Thimerosal como conservativo e de uso suspenso em vários países do mundo. Este tratamento no Brasil é realizado por médicos Ortomoleculares. A partir de exames como o mineralograma (feito com amostras de fios de cabelo) e outros de sangue e fezes, os agentes tóxicos são eliminados por um processo chamado quelação (no Brasil Medicina Ortomolecular), que consiste na administração de agentes queladores como DMSA e ALA. O acompanhamento médico para verificar a desintoxicação é seguido de novos exames para verificar o nível de desintoxicação. Muitas crianças, em especial as autistas tem apresentado melhoras.


Reorganização Neurológica

Método Doman - criado por Glen Doman e Delacatto, o método é usado mundialmente desde os anos 60. Original da Filadélfia, no Brasil é utilizado pelo Instituto Veras que fica no Rio de Janeiro. Entendendo que o ser humano segue uma escala de desenvolvimento e maturação neurológica, entendo que cada etapa depende da outra, Doman explica que uma falha numa das etapas pode impedir o acesso as outras. O método consiste em realizar uma ponte, permitindo um desenvolvimento coerente. Abrangente, este método é aplicado pelos pais, que vão ao instituto com a criança a ser avaliada e são orientados quantos aos exercícios que deverão fazer em casa para a estimulação global da criança. Todo paciente é avaliado individualmente e recebe um programa de estimulação que normalmente precisa de muita dedicação dos pais para ser aplicado.


Imunoterapia Activada ITA

Partindo do conceito das alergias, este método terapêutico é aplicado após a realização de exames específicos visando determinar que substâncias poderiam estar desencadeando uma alergia no sistema nervoso, agindo como um bloqueador de desenvolvimento. Utilizado também para casos de epilepsia. O tratamento é feito por médicos e consiste na aplicação de vacinas específicas. maiores informações no site Medicina Complementar.



Novos tópicos brevemente disponíveis em Autistas:

- Musicoterapia

- Terapia da Fala

- Terapia Ocupacional

- Terapia Física

- Terapia por Quelação

- Equoterapia

- Hidroterapia

- Psicologia

Ass: Marlene Valpaços

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