Prefácio

A escola pública e a escolaridade obrigatória foram, sem dúvida, das melhores ''invenções'' da modernidade. Exige-se hoje que a escola seja para todos, na prática e não apenas no papel. Os alunos com necessidades educativas especiais, com espectro de autismo, não podem ser discriminados, distinguidos, têm que ter uma diferenciação positiva entre todos os outros.
Relativamente a esta problemática ainda há muito por esclarecer. O nosso objectivo com este projecto é tentar dilucidar o tema e se possível contribuir para esclarecer esta temática duma forma responsável e credível.
Ao elaborar todo este trabalho pretendemos que ele se constitua como um espaço de reflexão e de crítica sobre uma problemática que para muitos permanece obscura. Queremos contribuir para uma escola inclusiva onde a supremacia da diferença encontre voz.
Por tudo isto, conscientes do que vamos fazer continuamos a apostar no nosso esforço.

Ass: João Alves; Marlene Valpaços; Sónia Kilçik.

domingo, 21 de março de 2010

Hiper-selectividade e Autismo


Este é um livro que veio enriquecer, em língua portuguesa, os bons textos sobre o autismo. Hilde de Clercq, num testemunho extraordinário de mãe, descreve nele a importância do trabalho que pode ser efectuado com crianças com autismo. Mas, como é frequentemente referido, talvez a melhor e maior contribuição do livro seja a de aproximar o mundo do autismo do mundo das pessoas que, voluntária ou involuntáriamente ''nada querem ter a ver com isto'' e que são por exemplo alguns professores, educadores, os médicos, psicólogos, os políticos e cidadãos em geral.
Remetendo para a reflexão, mas de leitura fácil e agradável, recomenda-se vivamente, contribuindo, do meu ponto de vista, para que a expressão ''autista'' não seja tão ''levianamente'' usada.


Ass: João Alves

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